Falando francamente sobre Marketing Digital
Quase todos os dias eu recebo e-mails ou visualizo postagens de “gurus” do marketing digital me oferecendo o mapa para o pote de ouro que há nas redes sociais para vender qualquer tipo de produto ou serviço e ganhar rios de dinheiro.
Eles prometem coisas como “Conteúdos impossíveis de serem ignorados no Facebook” ou “O guia definitivo do Marketing Digital”. Eu nunca confiei muito em respostas milagrosas. Sei pela pouca experiência de vida profissional e pessoal que tenho, que a forma de divulgar um produto ou serviço é apenas uma peça desse enlouquecedor quebra-cabeças chamado marketing digital. Além disso, já consegui entender que marketing é uma área desafiadora porque, a qualquer momento, tudo pode mudar...
O Marketing Digital é um estudo, uma ciência que precisa de dedicação constante e é apenas parte de uma complexa engrenagem. Antes de divulgar qualquer informação, você precisa ter conteúdo. E ele precisa ser relevante e verdadeiro.
Não adianta uma foto irresistível de um hamburguer se o cliente chega em sua lanchonete e é mal atendido. As redes sociais não serão boazinhas com você, seu produto ou marca por causa de uma foto bem produzida. O marketing é apenas uma vitrine do que seu negócio representa.
Eu não sou e nem quero ser uma guru do marketing digital. Mas mesmo estando confortável para dizer que crio bons conteúdos, me sentia uma profissional incompleta. Em meio a tantos posts de gurus milagrosos que aparecem em minha timeline diariamente eu lidava com a frustração por não conseguir entender como essa engenharia de dados e análises funcionam.
Há alguns meses eu buscava nesse mar de milagres e conteúdos infalíveis, alguma proposta educacional que fosse confiável e viável. Mas não encontrava nenhuma opção com essas características que não fosse em inglês. E (pelas barbas do profeta!) essa área é um celeiro de siglas e expressões inglesas interminável. Em algumas palestras que participava eu chegava a pensar que havia entrada numa sala para programadores avançados tamanha a quantidade de “códigos”!
E eis que enfim, aparece como indicação de um colega de trabalho “a grande revelação”: Um programa de estudo voltado para qualificar profissionais na área, realizado por uma instituição do Vale do Silício, tendo entre seus mentores nomes como Google e o melhor, em português!
A oferta é honesta desde seu nome “Nanodegree de Marketing Digital”. Algo que definiria um estágio inicial de formação na área (como pude concluir com a ajuda do google translate). Enfim uma instituição estava me oferecendo informação e não milagres!
As aulas são ótimas e esclarecem muitas das dúvidas que eu carregava cheia de frustração. Ah! Obrigada Nanodegree de Marketing Digital da Udacity! Me sinto a cada dia melhor preparada e consciente de que o caminho é longo, mas o conhecimento é possível. Era isso que eu precisava de uma instituição: orientação e conteúdo consistente. O resto, deixa que eu mesma conquisto!
Comentários
Postar um comentário